sábado, 11 de fevereiro de 2012

Despesas Variáveis


Boa tarde a todos,

No post anterior criamos nosso Planejamento Financeiro. Vimos à importância de termos uma série histórica na hora de montarmos nosso planejamento. Mostrei os principais passos, dei algumas dicas, criamos nosso planejamento e vimos que ela será nosso mapa para termos um bom ano de 2012 e também um guia para atingirmos nosso objetivo de 2012. No post de hoje quero falar melhor sobre as Despesas Variáveis.

Como o próprio nome diz, são as despesas que variam de um período para outro. Exemplo prático: Você vai ao mercado todo mês fazer compras, só que nem sempre você compra Docinhos, ou ainda pode ser que no mercado você veja uma promoção no quilo da fruta que você adora e resolve levar. Sem contar que os preços podem sofrer variações por causa da inflação, nem o fato de que os preços do supermercado A são sempre diferentes do supermercado B. Resumindo, se sua compra no mercado no mês de Janeiro foi de R$400,00, ela com certeza não será R$400,00 em Fevereiro, pois ela pode ter variações conforme o que você compra.

Vamos a mais um exemplo, digamos que você goste muito de sair à noite e ir a barzinhos com os amigos. Digamos ainda que todas as sextas e sábados vocês saiam e dividam a conta igualmente entre vocês (independentemente se alguém bebeu ou comeu mais que outro). A conta do barzinho na sexta provavelmente será diferente da de sábado, isso por que você e seus amigos podem ter bebido mais, ou menos. Terem comido mais, ou menos. Ou até terem ido num barzinho diferente, com preços diferentes. Ou seja, como a compra no mercado, ela pode ter variações conforme o que você consumir no barzinho.

Outro exemplo clássico: Você vai ao shopping passear, encontrar com os amigos, acaba passando numa loja de roupas e compra alguma coisa no cartão de crédito. Sua conta do cartão de crédito também é variável, mesmo se você colocar limite nele, pois depende de como você usa seu cartão de crédito.

Pode parecer simples e até obvio, mas este é um tema muito delicado, por que depende do perfil de cada um, depende de costumes e alguns fatores difíceis de serem mensurados, como felicidade, se divertir com os amigos ou simples desejo por algo, por exemplo: todos nós sentimos sede, mas temos diversas opções para atender um desejo, afinal nem sempre queremos beber água ou o mesmo suco. Precisamos mesmo ter um doce importado, mais caro, ou podemos matar a vontade por aquele docinho fazendo um caseiro?

Entender realmente qual a diferença entre Necessidade e Desejo é a grande complexidade por trás das Despesas Variáveis. Necessidade e Desejo são duas vontades muito particulares, difíceis de serem classificadas, pois variam de pessoa para pessoa. Entender essa diferença será fundamental para ter o melhor controle das suas Despesas Variáveis. Para o próximo post quero falar mais sobre a falta de dinheiro, um problema bem comum para todos nós, e vou dar algumas dicas para não passarmos por apertos. Até lá! Abraços.