quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estudo de Mercado


Boa noite a todos,
No post anterior falei sobre os 5 mandamentos do ouro e aprendemos a fazer nosso dinheiro trabalhar por nós. O mais importante é entender que não há milagres nem caminhos mais rápidos, que sacrifícios são necessários, quando realmente entendermos a necessidade deste passo, vamos perceber que deixamos de comprar uma blusa num mês, para comprarmos duas depois e que mesmo assim estaremos protegidos dos imprevistos da vida.
No post de hoje, gostaria de fazer um estudo economico sobre o mercado automobilistico brasileiro. Antes, é preciso explicar que a economia não é um estudo apenas sobre finanças, tão pouco sobre dinheiro, mas sim uma ciência social necessária para entendermos como as pessoas afetam a sociedade, ou nas palavras do economista Adam Smith “saber se os indivíduos na busca dos seus interesses próprios, contribuem para promover os interesses da sociedade no seu conjunto”.
E pensando em interesses próprios, o automóvel é o objeto de desejo de muitas pessoas, por proporcionar niveis nunca sonhados de mobilidade e liberdade, entretanto ele também traz efeitos negativos para a sociedade, principalmente relacionados ao meio ambiente. A indústria automobilística influenciou a vida econômica, política e social, modificando, direta ou indiretamente a vida de cada habitante desde que foi introduzida. Atualmente, com a facilidade ao acesso ao crédito, das diversificações de empréstimos, redução do IPI, das mudanças na vida cotidiana e da globalização, ter um automóvel está bem mais fácil, obtivemos no mês passado (Setembro 2012) 288,1mil veículos vendidos, que representam vendas diárias de 15,1mil unidades.
Através da estrutura de mercado podemos estudar a maneira pela qual se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia. Essa estrutura de mercado caracteriza a oferta e a demanda, bem como as formas específicas de regulação da concorrência. Os fatores estruturais são diferentes para cada mercado, isto quer dizer que, as montadoras têm que saber lidar com uma demanda exigente que é sensível a mudanças de preços.
A estrutura de mercado é um oligopólio diferenciado-concentrado ou misto, por possuir uma forte concentração que tende a se transformar em um número reduzido de empresas para atender o mercado nacional. Também é considerado um oligopólio diferenciado por apresentar como principal característica o fato de as firmas serem interdependentes e por que os produtos não são homogêneos, ou seja, os veículos podem ser semelhantes, mas não serão idênticos, mesmo por que a disputa pelo mercado está fundamentada no crescimento da demanda, que busca ser conquistada não somente pelo preço, mas principalmente pela diferenciação e inovação do produto.
As mudanças nos cenários demográficos e tecnológicos fizeram com que o indivíduo mudasse seu comportamento, seus desejos, suas necessidades e seu estilo de vida, o que o fez demandar produtos ou serviços com mais qualidade. Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e com expectativas particulares. Interpretar o que o cliente entende como valor e atributos determinantes de compra é uma tarefa complexa, mas indispensável para a optenção de lucro nas vendas das montadoras. O perfil do comprador pode sofrer influência direta na avaliação dos atributos envolvidos na compra, tendo em vista a facilidade de acesso a informalção, os variados meios de comunicação, os modismos, as mudanças de valores e diferentes culturas.
A maioria dos compradores visita mais de uma loja, ou concessionária, antes de comprar seu veículo. Em busca não só do melhor negócio, mas também do melhor atendimento. Embora os consumidores não mostrem fidelidade a marca, a influência do atendimento na decisão da compra tem aumentado.
Com a economia brasileira forte e em crescimento, o Brasil pode se tornar o 3º maior mercado automobilístico em 2016. Atualmente o país ocupa a 5º posição. Este crescimento, entretanto, esbarra num problema: Infraestrutura. O desejo das pessoas de ter seu próprio automóvel, hoje, começa a demonstrar a fragilidade na infraestrutura das cidades para suportar a quantidade de veículos que transitam pelas ruas. Isso por que a quantidade de ruas não cresce na mesma proporção da venda de automóveis.
Para este problema, possuem diversas soluções, que não cabem aqui serem analisadas, tendo em vista sua complexidade. O post vem para mostrar a importância do mercado automobilístico para o Brasil e a importância do estudo econômico na análise de mercado.
Até o próximo Post! Abraços.

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