Boa noite a todos,
No último post, dei
dicas de como podemos criar nossa planilha financeira tendo duas ou mais contas
correntes. Dei dicas simples e tentei mostrar de forma que não fosse necessário
ter grandes conhecimentos no pacote Office, muito menos de Excel. Na nossa
planilha financeira, tanto para uma ou mais contas correntes, não temos nenhuma
linha em DESPESAS para TAXAS BANCÁRIAS e para oCartão de Crédito temos apenas
uma linha (que deve ser o valor total da fatura que será paga naquele mês).
Estas despesas eu considero tão importante que gostaria de reservar um post
para cada uma delas.
Vou começar criando
uma linha nova na nossa parte de Despesas para as TAXAS BANCÁRIAS. Mas antes,
vamos entender o que, exatamente, são essas taxas bancárias e como
identifica-las. As taxas (ou tarifas) bancárias são os valores que as
instituições financeiras cobram por determinados serviços. Toda instituição
financeira é obrigada a demonstrar aos seus clientes e orientá-los sobre os
serviços que utiliza. A soma de todas as tarifas que você paga o ajudará a
escolher em qual banco você deve abrir a sua conta, isso por que os valores das
tarifas são diferentes para cada banco e os bancos ainda podem fazer pacotes
tarifários diferenciados, sendo assim é bom estar ligado e perguntar sempre por
maiores detalhes ao seu gerente, no momento em que está abrindo a conta. Um
detalhe importante neste momento é que um pacote pode acabar ficando um pouco
mais caro por ter mais serviços que outros. Vamos identificar agora as
principais tarifas bancárias, como os valores podem variar e eu não vou fazer
propaganda de nenhum banco, vou apenas orientar a importância do serviço,
lembrando que os nomes das tarifas, hoje, estão padronizados, são elas:
- Cartão de débito/ poupança/ crédito
– segunda via: Serviço para caso de perda, roubo, ou queira outro cartão.
- Sustação/Revogação: É o pedido de
revogação e sustação do pagamento de algum cheque.
- Folha de Cheque: Fornecimento de
uma folha de cheque a mais das dez fornecidas gratuitamente por mês.
- Cheque TB/TBG: Fornecimento de
folha de cheque de transferência bancária.
- Saque Pessoal e Saque Terminal:
Saques realizados além do número mínimo contratado pelo seu pacote por mês.
- Saque Correspondente: Saques
efetuados em empresas representantes da instituição financeira atuando como
correspondente.
- Depósito Identificado: Recebimento
de depósito com informação para o favorecido sobre o depositante e com a
identificação da operação.
- Extrato por Mês: Movimentação
mensal, por atendimento pessoal, na agência, por meio de informações
disponibilizadas eletronicamente e por emissão em um correspondente.
- Extrato Movimento: Solicitação/
impressão de extrato bancário no caixa eletrônico ou no atendimento pessoal,
além do limite do seu pacote mensal.
- DOC/ TED pessoal/ eletrônico/
Internet: Transferência de recursos no guichê da agência, em terminais de
auto-atendimento ou pelo Internet Banking alem do limite do pacote de serviços
contratados. - DOC/ TED agendado: Processo programado de transferência de
valores entre contas.
Existem outras tarifas, mas acredito
que estas sejam as principais. Se você ainda não sabe os valores de cada
tarifa, entre no site do seu banco, lá você encontrará todas as informações detalhadas,
ou entre em contato com o seu gerente. Com as tarifas detalhadas, vamos a nossa
planilha financeira. Minha dica neste ponto é: Crie apenas uma linha chamada
TARIFA BANCÁRIA, ou só TARIFAS. Nesta linha, some todas as despesas que tiver
relativas a TARIFAS BANCÁRIAS e utilize a opção do Excel de colocar comentários
(inserir/ comentários), escreva quais são as taxas que estão sendo pagas aqui,
deixe tudo bem anotado e organizado para que você possa se lembrar de o que
está sendo pago aqui e porque. Isto por que, como citei a cima, existem várias
tarifas e se formos criar uma linha para cada tarifa teremos várias (claro, que
se você achar que desta forma é a melhor forma de se controlar, faça do seu
jeito).
No post de hoje, vimos as principais
tarifas que os bancos nos cobram, para maiores informações entre em contato com
o seu gerente e negocie o melhor pacote para a sua conta. Dei a dica de criar
apenas uma linha em DESPESAS para TARIFAS e desta forma controlar melhor o
quanto gastamos com nossas contas bancárias. Para o próximo post, quero
detalhar melhor o Cartão de Crédito e mostrar como ele poderá ser um aliado na
nossa saída do vermelho! Então até o
próximo post. Abraço.
Consulta ao - http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/tabela_tarifas/pf_pj/livreto_tarifas_CAIXA.pdf
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