Boa tarde a todos,
No post anterior falei sobre o que é um Planejamento Financeiro e sua importância. Hoje vamos aprender a fazê-lo. Ok, alguns vão falar, mas Janeiro já está acabando e vamos fazer um planejamento só agora? Deveríamos ter feito antes? Qual é a melhor data para fazermos?
A melhor data para se fazer um Planejamento Financeiro é no final do ano e dessa forma programar como será o próximo ano. É ruim começarmos um Planejamento Financeiro agora em Janeiro? Não. Veja, eu disse a melhor data, não que seja a única data. O importante é começar, e quanto antes melhor!
Qual o primeiro passo? Analisar o ano que passou, ou os anos anteriores, exemplo: Faremos o planejamento para 2012, então vamos pegar como base como foi o nosso ano de 2011. Se você tiver a anotação / registro de outros anos, melhor ainda. O que faremos é uma previsão de como será o nosso futuro, de como será o nosso ano inteiro (mês a mês), sendo assim se já tivermos uma base histórica melhor ainda, pois usaremos para nos conhecermos melhor. Isso mesmo, vendo como utilizamos o dinheiro no passado conseguiremos entender qual é o nosso perfil: Poupador, Comprador ou Investidor.
Também é importante analisar as despesas e receitas mensalmente, por exemplo: Julho é mês de férias então de repente você queira fazer uma viagem com seu filho, Agosto pode ser um mês que você tenha vários aniversários para ir, Dezembro férias e natal. Ou seja, conseguimos dessa forma analisar o mês que gastamos mais e o mês que gastamos menos. Qual a importância disso? Simples, nos prepararmos, ou seja, no mês que gastamos menos temos a oportunidade de investir mais o nosso dinheiro do que nos meses que gastamos mais.
O próximo passo é criar uma planilha (anotação) exclusiva para o nosso Planejamento Financeiro. Nela vamos anotar, primeiro, nossas Receitas mensais: Salários, férias, 13º, bônus, comissão, reembolso. Exemplificando se você recebe todo mês um salário de R$1.500, já deixe anotado no seu planejamento Financeiro em todos os meses R$1.500. Só que você no vai tirar férias em Maio (exemplo) e irá receber por isso, anote então em Maio. Dezembro você recebe 13º? Deixe agendado no Planejamento. Resumindo deixe tudo anotado. Claro que se você recebe comissão, sabe que nenhum mês é igual ao outro, sugestão: Anote mensalmente a comissão que teve num pior mês, assim você saberá que aquele foi o pior mês e irá fazer de tudo para não acontecer de novo e, mais importante, se você conseguir montar seu planejamento do ano com o mínimo que pode receber de Receita Variável é por que você sabe que não vai passar aperto, não vai ficar negativo, no vermelho durante o ano.
Receitas anotadas, hora das Despesas. Está é a pior parte, pois iremos prever (tentar) o quanto iremos gastar no ano. Ou seja, vamos marcar quanto iremos gastar por mês em alimentação, transporte, compras, celular, telefone, aluguel, luz,... em fim, de tudo. Sugestão, vamos pegar o quanto gastamos mensalmente no último ano e vamos anotar no nosso Planejamento. Algumas despesas são mais fáceis de serem previstas, por exemplo, aluguel. O aluguel normalmente vem em contrato que é renovado por ano e é algo que pode ser negociado para ser um valor fixo por mês. Então aqui não haverá mistério. Contas de água e luz podem variar, mas normalmente não variam muito, então não se preocupe. Resumindo, as nossas Despesas Fixas podem ser facilmente planejadas.
As Despesas Variáveis, assim como as Receitas Variáveis, são bem complicadas de serem previstas. Em compensação, normalmente é aqui que você consegue economizar mais, reduzir mais, ter melhores descontos. A dica aqui é tentar prever ao máximo o que pode acontecer durante os meses de 2012 e assim planejar o nosso Principal Objetivo, por exemplo: reduzir as despesas de compras, pois iremos viajar no final do ano.
Finalizando, após identificarmos nosso perfil, através do nosso histórico, anotamos nossas Receitas e Despesas mensais, tentando prever o que irá acontecer neste ano de 2012 que está apenas começando e assim conseguimos ver que algumas dessas despesas podem ser reduzidas, visando assim atingir o nosso Objetivo. Para o próximo post quero falar melhor sobre as Despesas Variáveis, como entender a sua necessidade. Até lá! Abraços.
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