sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nova Poupança


Boa tarde a todos,

No post anterior passei as 7 soluções para a falta de dinheiro, recomendadas pelo livro “O homem mais rico da Babilônia”. O livro é uma ótima dica de leitura para todos, pois nos educa financeiramente. No post de hoje gostaria de comentar sobre a mudança na poupança que passa a valer hoje (sexta-feira 04/05/2012).

O que é a poupança? É um investimento conservador (sem riscos, sem “perigo”) que oferece rendimentos mensais com a vantagem da isenção de impostos.

Como era a regra antiga? Rendimento a uma Taxa Referencial (TR ) + 0,5% ao mês, sem interferência da Taxa Selic.

O que é a TR? A TR foi criada no Plano Collor II em 1991 com a intenção de ser uma taxa básica referencial dos juros a serem praticados no mês, dessa forma os juros não sofreriam com a inflação.

O que é a Taxa Selic? De forma simples, é a taxa básica de juros cobrada pelo mercado.

Como é a regra nova da Poupança? O valor depositado será corrigido mensalmente pelo equivalente a 70% da Selic + TR, mas isso apenas quando a Selic estiver em 8,5% ou menos. Caso esteja a cima dessa porcentagem o depósito será corrigido baseado na regra antiga.

Qual a vantagem da nova regra? A Selic está hoje em 9% ao ano, e temos uma “inflação” estável, solidez fiscal e a dívida pública foi reduzida, para o Brasil continuar seu desenvolvimento de forma sustentável, a queda da taxa Selic faz-se necessária. O que é bom. Com a diminuição da taxa Selic, o investimento na caderneta de poupança passa a ser muito mais atrativo do que outros investimentos, o que geraria uma migração muito grande para a poupança. Com a diminuição dos fundos de investimentos, o governo teria dificuldades de financiar sua dívida.

Resumindo, a nova regra para a poupança vem para manter o controle da caderneta de poupança, que continua sendo um bom investimento sim, para não haver uma diminuição muito grande nos fundos de investimentos e assim os títulos públicos continuarão a ser comprados e a dívida pública continuará a ser financiada. Até o próximo Post! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!