quarta-feira, 6 de março de 2013

Fundamentos do Planejamento Financeiro Pessoal


Boa tarde a todos,
No meu último post falei sobre os problemas financeiros familiares, um assunto bem delicado mas que temos que encarar de forma realista e honesta a fim de resolver de forma rápida. Lembre-se enriquecer é uma questão de escolha.
No post de hoje, gostaria de falar sobre planejamento financeiro pessoal, que não é nada mais do que ordenar sua vida financeira, de tal forma que você possa atingir seus objetivos. Três pontos necessários sobre a sua posição financeira: declaração do seu patrimônio líquido, fluxo de caixa e fundos de emergencia. Analisando de forma cuidadosa estes três tópicos, você terá uma boa noção da sua saúde financeira.
De forma bem simples, patrimônio líquido é o que você tem menos o que você deve. Fluxo de caixa é o montante de caixa recebido e gasto durante um período de tempo, basicamente mostra o que recebemos e pagamos no passado e o que temos certeza de que vamos receber e pagar no futuro. E os fundos de emergência nada mais são do que capital reservado para, obviamente, previnir ocasiões que não conseguimos prever. Resumindo, se sabemos se estamos devendo alguém ou não, se temos controle do que ainda temos a receber e a pagar, e ainda por cima temos reservas para nos proteger de dificuldades que podem acontecer no futuro, então estamos financeiramente “saudáveis”.
A teoria é até simples, entretanto quantos de nós realmente sabem qual o destino que as nossas finanças estão tomando, ou seja, sabemos para onde queremos ir? E quando sabemos, temos um plano eficaz para poder acalçar nossos objetivos? Para resolver este ponto, uma dica muito interessante é escrever. Primeiramente, escreva de forma implicita, ou seja, de forma bem vaga, o que você deseja com as suas finanças? Depois, comece a escrever de forma mais explicita, pondo números e metas para as idéias vagas que foram listadas, por exemplo se aposentar aos 65 anos com um salário de R$4.000,00, onde se aposentar é uma idéia vaga e quando colocamos a idade e o salário que almejamos se torna algo mais objetivo.
Este processo o forçará a entender quais objetivos quer obter de forma mais realista e específica. Após ter anotado, você precisará se perguntar o que realmente é uma prioridade para agora e o que você pode deixar para depois, tendo em vista que temos recursos financeiros limitados e não temos como atingir de imediato todos os nossos objetivos.
Lembre-se, é preciso ter dinheiro, para que ele possa trabalhar por você.
Até o próximo Post! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!