terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Planejamento Financeiro 01


Boa noite a todos,

No post anterior falei sobre a importância de traçarmos um objetivo para 2012 e para ajuda-los, montei uma lista com 5 dicas, que julgo serem as mais importantes para essa etapa: Fazer uma lista, não muito curta e não muito longa; Saber o que realmente deseja; Conhecer seus limites financeiros; Trabalhar com prazos; e Pesquisar. Conseguiu traçar seu objetivo? Ótimo! No post de hoje começaremos a montar nosso mapa para alcançarmos nosso objetivo!

Primeiro vamos entender melhor o que é um Planejamento Financeiro. Minha intenção é mostrar que é mais simples do que parece e mais importante do que se imagina, pois com um bom planejamento financeiro você poderá ter dinheiro para tudo, principalmente para ter mais dinheiro, e para isso não será necessário cálculos complexos, nem ter conhecimentos avançados de matemática (tão pouco de informática, basta usarmos a planilha que criamos no começo do blog). No começo pode parecer difícil, mas acompanhando as metas planejadas e vendo que seus sonhos estão se tornando realidade, vai mostrar que superar esta dificuldade inicial valeu todo o esforço! DICA1: muito importante para começarmos bem é entendermos bem, ou seja, se tiver dúvidas, compartilhe, tire-as, pois não temos como aprender a escrever o “B” se não sabemos fazer o “A”. DICA2: é importante ver a necessidade de se planejar (não só financeiramente). Enriquecer da noite para o dia pode até acontecer, mas sem planejamento, o que veio fácil com certeza irá mais fácil ainda.

Planejamento financeiro é o desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Vou usar alguns exemplos para ilustrar: 1) Você está no trabalho, olha o relógio e falta apenas uma hora para ir para sua casa e pensa “que fome, vou preparar uma macarronada hoje, acho que tenho tomates em casa, mas o macarrão vou ter que comprar no mercado,...”. 2) Seu chefe te chama na sala de reuniões e te pergunta quando você gostaria de sair de férias e você pensa “Tenho que ver com a minha esposa / marido para ver a melhor data para sairmos juntos”. 3) Você liga na concessionária e diz “Vou viajar daqui a 15 dias de carro e gostaria de fazer uma revisão nele, ver pneus, ...”.

Você já deve ter passado por alguma dessas situações a cima, pois bem, por mais simples que pareça você estava nada mais, nada menos que fazendo um planejamento. Isso mesmo e planejamento financeiro não é muito diferente, é como se preparar para fazer a macarronada (citada à cima), você precisará de ingredientes (alguns você já até tenha, enquanto outros você terá que se preparar para comprar), precisará saber quantas pessoas irão comer, saber que não fica pronto sozinho e que para isso precisará de um tempo.

Planejamento financeiro não é algo para fazer quando ficarmos velhos, mas algo para fazermos agora para quando formos velhos não ficarmos dependendo financeiramente de ninguém. Não espere por momentos de crise para fazê-lo, faça-o justamente para não ter momentos de crise. Planejamento financeiro também não é algo apenas para quem tem muito dinheiro.

Resumindo, Planejamento Financeiro é algo muito importante para podermos atingir nosso Objetivo de 2012, deve ser feito por todos e quanto antes começarmos melhor! Não quero que o post fique muito grande e cansativo, como disse na primeira DICA, Planejamento financeiro deve começar sem dúvidas. E agora que sabemos um pouco mais sobre este nosso mapa, vamos aprender como montar um! Este será o do meu próximo post. Até lá! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!