quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FELIZ 2012!


Bom dia a todos,
Feliz ano novo! Que 2012 seja um ótimo ano. Desejo a todos SUCESSO! E principalmente sucesso financeiro. No último post falei brevemente sobre o que fazer com o 13º e sobre os gastos natalinos. É sempre bom ter uma boa festa, mesa farta, família reunida e presentes, todo mundo gosta dessas coisas. O importante é não ter passado do nosso limite fazendo grandes despesas, caso contrário, passaremos 2012 pagando e não aproveitando.

No post de hoje quero fazer uma introdução de um tema muito importante, parece simples, talvez até óbvio, mas ninguém sabe exatamente como fazer: Definir um objetivo para 2012. Isso mesmo! Pode ser comprar um carro novo, uma reforma na casa, pensar na faculdade do filhão ou uma viagem. Independente de qual seja o seu sonho ele pode se tornar realidade, mas é preciso antes de mais nada traçar um OBJETIVO. Montei uma lista com as 5 dicas mais importantes, são elas:

1-      Escreva todos os seus sonhos e desejos. Anote e faça uma lista, mas não faça algo muito extenso, liste pelo menos 10 e no máximo uns 20. Assim ficará mais fácil de identificar nosso objetivo para 2012.
2-      Conheça seu perfil. Não adianta sonhar com uma viajem para o Polo Sul se você gosta de praia, você vai gastar muito e aproveitar pouco!
3-      Conheça o tamanho do seu bolso. Ter o objetivo de ter uma casa nova é muito bom, mas é importante saber o valor do imóvel, saber qual será a entrada e como você vai pagar pelo financiamento. Pode não ser o momento financeiro mais adequado de comprar aquele duplex em Dubai.
4-      Coloque prazos reais. Saiba quando você quer atingir seu objetivo, se será no meio do ano, talvez no natal. O importante aqui é que seja uma data real, na qual você tem certeza que irá atingir. Por exemplo, você almeja viajar com os filhos no final do ano, então você tem 12 meses para se preparar financeiramente.
5-      Pesquise. Hoje com ajuda da internet temos como fazer boas pesquisas antes de comprarmos algo (objeto ou serviço). Vale também perguntar aos amigos, vizinhos e familiares para ter outras opiniões.
Seguindo estas 5 dicas, com certeza traçaremos um bom objetivo para 2012 e dessa forma podemos montar nosso planejamento financeiro para atingi-lo. Afinal, não adianta nada só ter um objetivo, temos que ter um plano de como atingir ele. O nome pode parecer que será algo difícil, coisa de outro mundo, mas na verdade é bem mais simples do que parece e eu demonstrarei isso no meu próximo post. Até lá! Abraços.

Um comentário:

Obrigado por comentar!