terça-feira, 26 de junho de 2012

Análise Real x Planejado


Boa tarde a todos,

No post anterior falei sobre a RIO +20, que terminou na última sexta-feira (22/06/2012) com um resultado positivo, pois será criado um orgão político da ONU que irá reforçar o multilateralismo e também condições de cobrar de todos os países que façam sua parte no desenvolvimento sustentável. Para maiores detalhes do evento entrem no site http://www.rio20.gov.br.

Chegamos praticamente na metade do ano e com isso o post de hoje traz a pergunta: Como está o nosso Planejamento Financeiro? É hora de fazer uma atualização nele, vamos fazer um balanço de como achamos que o ano seria e como ele realmente foi, e, se necessário, vamos fazer algumas alterações nele.
Na verdade, o ideal neste passo não é alterar nem jogar fora este nosso primeiro Planejamento, mas sim fazer um segundo arquivo. Isso por que o primeiro arquivo contem informações importantes de como achamos que o ano seria e seu comparativo ainda será válido, o segundo arquivo apenas vem para ser uma atualização.

Vamos primeiro analisar nossas entradas, durante este primeiro semestre, recebemos algum aumento no salário? Trocamos de emprego? Se sim, devemos atualizar nosso planejamento com esses novos valores. E nossos investimentos como estão? Conseguimos criar o habito de investir?

Na sequência, vamos ver se utilizamos nossas receitas de acordo com o que haviamos planejado, ou seja, o valor do aluguél aumentou? Conseguimos reduzir a conta de água, luz e gás? Os preços no supermercado ficaram maiores? Isso tudo é necessario ser revisto para entendermos como serão os próximos 6 meses, se serão de aperto ou se consseguiremos atingir nossas metas (nossos sonhos) no final do ano. O importante mesmo nessa etapa é entender como utilizamos nossa receita, se gastamos de acordo com o que previmos ou se gastamos além do limite. Se gastamos além, por que gastamos? Precisavamos mesmo ter feito esse gasto?

Sei que é muito difícil atingir todas as metas na virgula, pois em alguns meses vamos acabar gastando um pouco mais e num outro economizamos mais, o importante é não fugirmos das nossas metas e, principalmente, manter nossos investimentos em dia. Se você conseguiu criar o habito de  investir e economizar, já percebeu que consegue viver bem e que com as economias consegue aproveitar melhor aquelas promoções ou até mesmo ir viajar sem medo. Se você ainda não conseguiu criar o hábito, não se preocupe, pois iremos falar mais sobre isso no próximo post.

Até o próximo Post! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!