terça-feira, 5 de junho de 2012

RIO + 20


Boa noite a todos,

No post anterior falei sobre a mudança na poupança que passou a valer no começo de Maio (04/05/2012). No post de hoje gostaria de comentar sobre um evento que já vem sendo destaque há alguns meses e que começa este mês (de 13/06 à 22/06/2012), que é a RIO +20.

A RIO + 20 é a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Terá esse nome por que será no Rio de Janeiro e por estar completando 20 anos de realização. O evento vem para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Este ano, os dois temas centrais serão:

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza: Nos dias de hoje, não temos como falar de economia sem falar de sustentabilidade e da sociedade. A ideia central da Economia Verde é de melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica, isso por que ela é pouco intensiva em carbono, é eficiente no uso dos recursos naturais e é socialmente inclusiva.

Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável: As discussões sobre a estrutura institucional têm buscado formas para melhorar a coordenação e a eficácia das atividades desenvolvidas pelas diversas instituições da ONU que se dedicam a diferentes pilares do desenvolvimento sustentável. A reforma da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável deverá observar o equilíbrio entre as questões sociais, econômicas e ambientais.

Resumindo, a RIO +20 tem como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, durante a conferência, países desenvolvidos e em desenvolvimentos apresentarão suas realidades e definirão metas a serem atingidas e regras a serem cumpridas. Para os que quiserem maiores informações sobre a RIO + 20, entre no site http://www.rio20.gov.br.



Até o próximo Post! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!