sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Vale a pena fazer um MBA?

Já pensou em fazer um MBA? Pois é, faz tempo que nao escrevo aqui e hoje resolvi contar a minha experiencia estudando fora do Brasil. Se está com dúvidas se investir nesse caminho será a melhor coisa a se fazer, a resposta é: Depende!


Primeiro, o que é um MBA? Vem da palavra em ingles "Master in Business Administration", ou Mestrado de Administração em Negócios, é um curso para quem quer aprimorar conhecimentos no mundo corporativo e visa um cargo executivo, de gestor, de liderança, ou pretende abrir seu próprio negócio. Na prática, é um curso para ver como uma empresa funciona no dia-a-dia, estudar seus problemas, onde estão com dificuldades, o que estão fazendo corretamente, como se destacam no mercado, ou o que falta para se destacarem no mercado. Existem vários típos de MBAs, ou seja um MBA com foco numa área específica, como por exemplo em Marketing ou Logística.


Para entender se o MBA realmente será útil, é preciso entender qual o objetivo que se busca com ele? Parece simples, mas é importantíssimo ter foco na hora de responder esta pergunta para nao frustrar as expectativas. Vou listar aqui algumas perguntas para usar como guia nessa busca:

1) Você gosta do seu trabalho/ carreira? Pode ser que você tenha começado sua carreira na área financeira, no setor automotivo, mas atualmente não esta feliz e quer mudar. O MBA pode ser esse caminho para a mudança.

2) Você quer mudar de cidade/estado/pais? Sim, o MBA pode abrir portas para essa mudança! Claro, se esta atualmente trabalhando numa empresa internacional pode pleitear uma transferência. Mas, nem sempre isso é fácil ou possível e o MBA pode ajudar.

3) Quer conhecer pessoas de outros paises? Ok, aqui uma simples viagem para outro país nas férias poderia ser uma resposta, mas, obviamente, o MBA te trará uma vivência internacional muito mais profunda, tendo colegas de outros paises que terão opiniões diferentes, culturas diferentes e te fará sair da zona de conforto.

4) Você fala inglês fluentemente? Sim, existe MBA em português, mas a maioria deles foca na vivência internacional e, consequentemente, o idioma na sala de aula será o inglês! Sim, você também pode encontrar MBAs em outros idiomas, como espanhol, italiano ou francês, mas não podemos negar que o idioma em muitas das grandes empresas será o inglês, então será fundamental dominar o idioma!

5) Está preparado, financeiramente, para este período "sabático"? Por último, mas não menos importante, é importante falarmos de custos. Muitos MBAs serão em tempo integral e com isso você terá que dar uma "pausa" no trabalho (se já não parou) e com isso vem a dúvida de como pagar as contas do mês, onde morar, o que comer, etc. Muitos bancos oferecem financiamentos específicos para estudos, mas, além disso, o recomendável é sempre ter uma "graninha" extra, uma poupança que seja, para não viver no limite e poder dedicar e focar 100% no MBA.


Após responder estas 5 perguntas, você estará pronto para se responder: Vale ou não a pena fazer um MBA?


Eu sei por experiência própria, que mesmo tendo certeza do MBA, muitas outras dúvidas surgirão. E a recomendação é: Se informe sobre tudo! Converse com amigos e familiares, mas também procure quem já fez um MBA, para entender quais foram as suas dificuldades, o que pensam atualmente sobre o MBA, se fariam algo diferente e como eles estão hoje (onde trabalham)!


Para mim, valeu muito a pena! Foi uma ótima experiência, consegui atingir meus objetivos, fiz novos (e grandes) amigos, e o mais importante pra mim foi me conhecer mesmo. Entender minhas dificuldades, meus defeitos, minhas qualidades, pontos fortes e fracos, o que gosto de fazer sozinho e o que detesto. Me fez focar ainda mais nos meus objetivos, me tirou da minha zona de conforto e me mostrou que isso não é um problema. E, sim, faria tudo de novo!


E você, já decidiu se quer fazer um MBA? Ainda está com dúvida? Pode deixar aqui suas perguntas que entrarei em contato, fico sempre muito feliz em poder ajudar, mesmo que um pouquinho, nesse momento tão difícil.


Como de costume, concluo com uma lista de coisas a fazer:

1) Leitura: O movimento Slow, por Elaine St James

2) Estudar mais o idioma que quero ficar fluente

3) Escrever mais aqui no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!