quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tarifas Bancárias


Boa noite a todos,

No último post, dei dicas de como podemos criar nossa planilha financeira tendo duas ou mais contas correntes. Dei dicas simples e tentei mostrar de forma que não fosse necessário ter grandes conhecimentos no pacote Office, muito menos de Excel. Na nossa planilha financeira, tanto para uma ou mais contas correntes, não temos nenhuma linha em DESPESAS para TAXAS BANCÁRIAS e para oCartão de Crédito temos apenas uma linha (que deve ser o valor total da fatura que será paga naquele mês). Estas despesas eu considero tão importante que gostaria de reservar um post para cada uma delas.

Vou começar criando uma linha nova na nossa parte de Despesas para as TAXAS BANCÁRIAS. Mas antes, vamos entender o que, exatamente, são essas taxas bancárias e como identifica-las. As taxas (ou tarifas) bancárias são os valores que as instituições financeiras cobram por determinados serviços. Toda instituição financeira é obrigada a demonstrar aos seus clientes e orientá-los sobre os serviços que utiliza. A soma de todas as tarifas que você paga o ajudará a escolher em qual banco você deve abrir a sua conta, isso por que os valores das tarifas são diferentes para cada banco e os bancos ainda podem fazer pacotes tarifários diferenciados, sendo assim é bom estar ligado e perguntar sempre por maiores detalhes ao seu gerente, no momento em que está abrindo a conta. Um detalhe importante neste momento é que um pacote pode acabar ficando um pouco mais caro por ter mais serviços que outros. Vamos identificar agora as principais tarifas bancárias, como os valores podem variar e eu não vou fazer propaganda de nenhum banco, vou apenas orientar a importância do serviço, lembrando que os nomes das tarifas, hoje, estão padronizados, são elas:

- Cartão de débito/ poupança/ crédito – segunda via: Serviço para caso de perda, roubo, ou queira outro cartão.
- Sustação/Revogação: É o pedido de revogação e sustação do pagamento de algum cheque.
- Folha de Cheque: Fornecimento de uma folha de cheque a mais das dez fornecidas gratuitamente por mês.
- Cheque TB/TBG: Fornecimento de folha de cheque de transferência bancária.
- Saque Pessoal e Saque Terminal: Saques realizados além do número mínimo contratado pelo seu pacote por mês.
- Saque Correspondente: Saques efetuados em empresas representantes da instituição financeira atuando como correspondente.
- Depósito Identificado: Recebimento de depósito com informação para o favorecido sobre o depositante e com a identificação da operação.
- Extrato por Mês: Movimentação mensal, por atendimento pessoal, na agência, por meio de informações disponibilizadas eletronicamente e por emissão em um correspondente.
- Extrato Movimento: Solicitação/ impressão de extrato bancário no caixa eletrônico ou no atendimento pessoal, além do limite do seu pacote mensal.
- DOC/ TED pessoal/ eletrônico/ Internet: Transferência de recursos no guichê da agência, em terminais de auto-atendimento ou pelo Internet Banking alem do limite do pacote de serviços contratados. - DOC/ TED agendado: Processo programado de transferência de valores entre contas.

Existem outras tarifas, mas acredito que estas sejam as principais. Se você ainda não sabe os valores de cada tarifa, entre no site do seu banco, lá você encontrará todas as informações detalhadas, ou entre em contato com o seu gerente. Com as tarifas detalhadas, vamos a nossa planilha financeira. Minha dica neste ponto é: Crie apenas uma linha chamada TARIFA BANCÁRIA, ou só TARIFAS. Nesta linha, some todas as despesas que tiver relativas a TARIFAS BANCÁRIAS e utilize a opção do Excel de colocar comentários (inserir/ comentários), escreva quais são as taxas que estão sendo pagas aqui, deixe tudo bem anotado e organizado para que você possa se lembrar de o que está sendo pago aqui e porque. Isto por que, como citei a cima, existem várias tarifas e se formos criar uma linha para cada tarifa teremos várias (claro, que se você achar que desta forma é a melhor forma de se controlar, faça do seu jeito).

No post de hoje, vimos as principais tarifas que os bancos nos cobram, para maiores informações entre em contato com o seu gerente e negocie o melhor pacote para a sua conta. Dei a dica de criar apenas uma linha em DESPESAS para TARIFAS e desta forma controlar melhor o quanto gastamos com nossas contas bancárias. Para o próximo post, quero detalhar melhor o Cartão de Crédito e mostrar como ele poderá ser um aliado na nossa saída do vermelho! Então até o próximo post. Abraço.

Consulta ao - http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/tabela_tarifas/pf_pj/livreto_tarifas_CAIXA.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!