sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Planejamento Financeiro 02


Boa tarde a todos,

No post anterior falei sobre o que é um Planejamento Financeiro e sua importância. Hoje vamos aprender a fazê-lo. Ok, alguns vão falar, mas Janeiro já está acabando e vamos fazer um planejamento só agora? Deveríamos ter feito antes? Qual é a melhor data para fazermos?

A melhor data para se fazer um Planejamento Financeiro é no final do ano e dessa forma programar como será o próximo ano. É ruim começarmos um Planejamento Financeiro agora em Janeiro? Não. Veja, eu disse a melhor data, não que seja a única data. O importante é começar, e quanto antes melhor!

Qual o primeiro passo? Analisar o ano que passou, ou os anos anteriores, exemplo: Faremos o planejamento para 2012, então vamos pegar como base como foi o nosso ano de 2011. Se você tiver a anotação / registro de outros anos, melhor ainda. O que faremos é uma previsão de como será o nosso futuro, de como será o nosso ano inteiro (mês a mês), sendo assim se já tivermos uma base histórica melhor ainda, pois usaremos para nos conhecermos melhor. Isso mesmo, vendo como utilizamos o dinheiro no passado conseguiremos entender qual é o nosso perfil: Poupador, Comprador ou Investidor.

Também é importante analisar as despesas e receitas mensalmente, por exemplo: Julho é mês de férias então de repente você queira fazer uma viagem com seu filho, Agosto pode ser um mês que você tenha vários aniversários para ir, Dezembro férias e natal. Ou seja, conseguimos dessa forma analisar o mês que gastamos mais e o mês que gastamos menos.  Qual a importância disso? Simples, nos prepararmos, ou seja, no mês que gastamos menos temos a oportunidade de investir mais o nosso dinheiro do que nos meses que gastamos mais.

O próximo passo é criar uma planilha (anotação) exclusiva para o nosso Planejamento Financeiro. Nela vamos anotar, primeiro, nossas Receitas mensais: Salários, férias, 13º, bônus, comissão, reembolso. Exemplificando se você recebe todo mês um salário de R$1.500, já deixe anotado no seu planejamento Financeiro em todos os meses R$1.500. Só que você no vai tirar férias em Maio (exemplo) e irá receber por isso, anote então em Maio. Dezembro você recebe 13º? Deixe agendado no Planejamento. Resumindo deixe tudo anotado. Claro que se você recebe comissão, sabe que nenhum mês é igual ao outro, sugestão: Anote mensalmente a comissão que teve num pior mês, assim você saberá que aquele foi o pior mês e irá fazer de tudo para não acontecer de novo e, mais importante, se você conseguir montar seu planejamento do ano com o mínimo que pode receber de Receita Variável é por que você sabe que não vai passar aperto, não vai ficar negativo, no vermelho durante o ano.

Receitas anotadas, hora das Despesas. Está é a pior parte, pois iremos prever (tentar) o quanto iremos gastar no ano. Ou seja, vamos marcar quanto iremos gastar por mês em alimentação, transporte, compras, celular, telefone, aluguel, luz,... em fim, de tudo. Sugestão, vamos pegar o quanto gastamos mensalmente no último ano e vamos anotar no nosso Planejamento. Algumas despesas são mais fáceis de serem previstas, por exemplo, aluguel. O aluguel normalmente vem em contrato que é renovado por ano e é algo que pode ser negociado para ser um valor fixo por mês. Então aqui não haverá mistério. Contas de água e luz podem variar, mas normalmente não variam muito, então não se preocupe. Resumindo, as nossas Despesas Fixas podem ser facilmente planejadas.

As Despesas Variáveis, assim como as Receitas Variáveis, são bem complicadas de serem previstas. Em compensação, normalmente é aqui que você consegue economizar mais, reduzir mais, ter melhores descontos. A dica aqui é tentar prever ao máximo o que pode acontecer durante os meses de 2012 e assim planejar o nosso Principal Objetivo, por exemplo: reduzir as despesas de compras, pois iremos viajar no final do ano.

Finalizando, após identificarmos nosso perfil, através do nosso histórico, anotamos nossas Receitas e Despesas mensais, tentando prever o que irá acontecer neste ano de 2012 que está apenas começando e assim conseguimos ver que algumas dessas despesas podem ser reduzidas, visando assim atingir o nosso Objetivo. Para o próximo post quero falar melhor sobre as Despesas Variáveis, como entender a sua necessidade. Até lá! Abraços.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Planejamento Financeiro 01


Boa noite a todos,

No post anterior falei sobre a importância de traçarmos um objetivo para 2012 e para ajuda-los, montei uma lista com 5 dicas, que julgo serem as mais importantes para essa etapa: Fazer uma lista, não muito curta e não muito longa; Saber o que realmente deseja; Conhecer seus limites financeiros; Trabalhar com prazos; e Pesquisar. Conseguiu traçar seu objetivo? Ótimo! No post de hoje começaremos a montar nosso mapa para alcançarmos nosso objetivo!

Primeiro vamos entender melhor o que é um Planejamento Financeiro. Minha intenção é mostrar que é mais simples do que parece e mais importante do que se imagina, pois com um bom planejamento financeiro você poderá ter dinheiro para tudo, principalmente para ter mais dinheiro, e para isso não será necessário cálculos complexos, nem ter conhecimentos avançados de matemática (tão pouco de informática, basta usarmos a planilha que criamos no começo do blog). No começo pode parecer difícil, mas acompanhando as metas planejadas e vendo que seus sonhos estão se tornando realidade, vai mostrar que superar esta dificuldade inicial valeu todo o esforço! DICA1: muito importante para começarmos bem é entendermos bem, ou seja, se tiver dúvidas, compartilhe, tire-as, pois não temos como aprender a escrever o “B” se não sabemos fazer o “A”. DICA2: é importante ver a necessidade de se planejar (não só financeiramente). Enriquecer da noite para o dia pode até acontecer, mas sem planejamento, o que veio fácil com certeza irá mais fácil ainda.

Planejamento financeiro é o desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Vou usar alguns exemplos para ilustrar: 1) Você está no trabalho, olha o relógio e falta apenas uma hora para ir para sua casa e pensa “que fome, vou preparar uma macarronada hoje, acho que tenho tomates em casa, mas o macarrão vou ter que comprar no mercado,...”. 2) Seu chefe te chama na sala de reuniões e te pergunta quando você gostaria de sair de férias e você pensa “Tenho que ver com a minha esposa / marido para ver a melhor data para sairmos juntos”. 3) Você liga na concessionária e diz “Vou viajar daqui a 15 dias de carro e gostaria de fazer uma revisão nele, ver pneus, ...”.

Você já deve ter passado por alguma dessas situações a cima, pois bem, por mais simples que pareça você estava nada mais, nada menos que fazendo um planejamento. Isso mesmo e planejamento financeiro não é muito diferente, é como se preparar para fazer a macarronada (citada à cima), você precisará de ingredientes (alguns você já até tenha, enquanto outros você terá que se preparar para comprar), precisará saber quantas pessoas irão comer, saber que não fica pronto sozinho e que para isso precisará de um tempo.

Planejamento financeiro não é algo para fazer quando ficarmos velhos, mas algo para fazermos agora para quando formos velhos não ficarmos dependendo financeiramente de ninguém. Não espere por momentos de crise para fazê-lo, faça-o justamente para não ter momentos de crise. Planejamento financeiro também não é algo apenas para quem tem muito dinheiro.

Resumindo, Planejamento Financeiro é algo muito importante para podermos atingir nosso Objetivo de 2012, deve ser feito por todos e quanto antes começarmos melhor! Não quero que o post fique muito grande e cansativo, como disse na primeira DICA, Planejamento financeiro deve começar sem dúvidas. E agora que sabemos um pouco mais sobre este nosso mapa, vamos aprender como montar um! Este será o do meu próximo post. Até lá! Abraços.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FELIZ 2012!


Bom dia a todos,
Feliz ano novo! Que 2012 seja um ótimo ano. Desejo a todos SUCESSO! E principalmente sucesso financeiro. No último post falei brevemente sobre o que fazer com o 13º e sobre os gastos natalinos. É sempre bom ter uma boa festa, mesa farta, família reunida e presentes, todo mundo gosta dessas coisas. O importante é não ter passado do nosso limite fazendo grandes despesas, caso contrário, passaremos 2012 pagando e não aproveitando.

No post de hoje quero fazer uma introdução de um tema muito importante, parece simples, talvez até óbvio, mas ninguém sabe exatamente como fazer: Definir um objetivo para 2012. Isso mesmo! Pode ser comprar um carro novo, uma reforma na casa, pensar na faculdade do filhão ou uma viagem. Independente de qual seja o seu sonho ele pode se tornar realidade, mas é preciso antes de mais nada traçar um OBJETIVO. Montei uma lista com as 5 dicas mais importantes, são elas:

1-      Escreva todos os seus sonhos e desejos. Anote e faça uma lista, mas não faça algo muito extenso, liste pelo menos 10 e no máximo uns 20. Assim ficará mais fácil de identificar nosso objetivo para 2012.
2-      Conheça seu perfil. Não adianta sonhar com uma viajem para o Polo Sul se você gosta de praia, você vai gastar muito e aproveitar pouco!
3-      Conheça o tamanho do seu bolso. Ter o objetivo de ter uma casa nova é muito bom, mas é importante saber o valor do imóvel, saber qual será a entrada e como você vai pagar pelo financiamento. Pode não ser o momento financeiro mais adequado de comprar aquele duplex em Dubai.
4-      Coloque prazos reais. Saiba quando você quer atingir seu objetivo, se será no meio do ano, talvez no natal. O importante aqui é que seja uma data real, na qual você tem certeza que irá atingir. Por exemplo, você almeja viajar com os filhos no final do ano, então você tem 12 meses para se preparar financeiramente.
5-      Pesquise. Hoje com ajuda da internet temos como fazer boas pesquisas antes de comprarmos algo (objeto ou serviço). Vale também perguntar aos amigos, vizinhos e familiares para ter outras opiniões.
Seguindo estas 5 dicas, com certeza traçaremos um bom objetivo para 2012 e dessa forma podemos montar nosso planejamento financeiro para atingi-lo. Afinal, não adianta nada só ter um objetivo, temos que ter um plano de como atingir ele. O nome pode parecer que será algo difícil, coisa de outro mundo, mas na verdade é bem mais simples do que parece e eu demonstrarei isso no meu próximo post. Até lá! Abraços.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fim de ano 2011

Boa tarde a todos,


No último post coloquei um bate papo financeiro, esclarecendo algumas dúvidas que são bem comuns. Mas desde já fico a disposição caso precisem!


No post de hoje quero apenas, rapidamente, lembrar que estamos saindo do vermelho e esta época do ano temos que tomar muito cuidado, se não acabaremos fazendo mais dívidas e 2012 se tornará um ano bem complicado!


Dezembro é o mês que mais gastamos, presentes, comida, viagens, férias, festas,... Serão diversos os eventos para poder gastar mais seu suado dinheirinho. Mas não podemos cair na tentação, precisamos ficar focados na nossa meta e lembrar que assim que dezembro acabar, janeiro já virá com as contas: cartão de crédito, iptu, ipva, seguro, matrículas, material escolar, entre outros. As dicas para passar bem o natal e começar 2012 sem grandes dívidas são:

1- cuidado com o exagero, você não precisa dar grandes presentes, comprar todos os tipos de alimentos, todos os enfeites. Sem exageros, conseguimos ter um feliz natal e ainda conseguimos começar o ano novo sem grandes dívidas.

2- combine com os amigos e com os familiares de cada um trazer algo para a ceia, dessa forma você terá uma boa ceia e não precisará gastar muito, pois estará dividindo.

3- caixinhas de final de ano podem ser valores pequenos, mas se você der para todos, no final das contas você é quem precisará de caixinha.

4- priorize seu 13° para pagar as dívidas que tenham os maiores juros. Se sobrou, guarde, NÃO gere novas dívidas com ele.

5- economizar no final do ano é mais difícil, mas não é impossível. Com um bom controle, anotando tudo e sem gerar grandes dívidas, passaremos as festas de forma mais alegre e aliviados por saber que 2012 será um ano sem problemas financeiros.


Gostaria de desejar a todos um feliz natal e até 2012, para continuarmos nossa jornada financeira. Abraço.


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quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

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Dúvidas sobre Cartão de Crédito


Bom dia a todos,

No último post falei sobre Cartão de Crédito e como ele é um facilitador. Ele terá um papel interessante para sairmos do vermelho, que será tratado nos próximos posts. Dei algumas dicas como manter apenas os cartões de crédito que realmente usamos, coloquei um ideograma para descobrirmos a quantidade ideal de cartões que devemos ter, que devemos concentrar os pagamentos numa data apenas e vimos como arrumar nossa planilha financeira.

A ideia do post não era de vender um cartão de crédito, mas sim demonstrar como ele pode ser útil se for bem utilizado. Gostaria de publicar hoje um bate-papo financeiro informal que tive a respeito do tema, acredito que as dúvidas aqui tratadas possam ser as dúvidas de outras.
Bate-papo financeiro com Rodrigo Paulino Gonçalves (Blog Consultoria-Economica) e Adriana Taissun (Gerente de Mídias sociais).

Adriana: Sobre o que será seu post?
Rodrigo: Neste post, falarei de cartões de crédito.
Adriana: Eu não tenho nenhum...
Rodrigo: Pois deveria ter e no meu blog você aprenderá a usa-lo.
Adriana: Mas porque deveria ter?
Rodrigo: Usar um cartão de crédito na verdade é muito bom, mas tem que saber usar, claro!
Principais motivos para usar e ter um: ao abrir sua conta, o cartão de crédito, principal, normalmente não tem taxa, nem anuidade nem nada, ou seja, você só pagará o que for usar.
2- alguns estabelecimentos dão descontos por usar cartão de crédito, shows, cinema, por exemplo.
Adriana: Não sabia.
Rodrigo: 3- com o cartão de crédito, você não precisar ter dinheiro no ato da compra.
  4- assistência / seguro viagem
Adriana: Mas quando você usa, você paga alguma taxa?
Rodrigo: Não. Alguns cartões você não paga nada, nem pra usar nem para tê-los. Alguns cartões mais exclusivos podem ter taxas, mas podem dar outras vantagens também. Tem que analisar o custo x benefício.
Adriana: Mas como eu sei disso?
Rodrigo: O site do seu cartão de credito/ banco tem todas as informações, eles são obrigados a deixar todas as informações bem claras aos clientes.
Adriana: E eu pago quando por uma compra? Por exemplo, comprei hoje, quando vou pagar?
Rodrigo: Todo cartão de crédito tem um período de fechamento e isso é escolhido na hora que você contrata o cartão de crédito, ou seja, digamos que você vá agora ao banco e habilite um cartão de crédito, você escolherá uma data para o fechamento, que pode ser qualquer dia, a escolha é livre mesmo... digamos que você escolha todo dia 01, pois é o mesmo dia que você recebe seu salário então fica fácil, você recebe e já paga o cartão de credito. Então se você comprar algo hoje, você só pagará por isso quando a fatura do seu cartão fechar, ou seja, dia 01/01.
Adriana: Entendi.
Rodrigo: E aqui que entra a parte que eu acho muito útil o cartão de credito, pois eu já recebi meu salario de novembro (01/12) paguei pelo meu cartão de credito (fatura de Novembro) e sobrou um valor em conta... esse valor que sobrou fica na minha conta, parado, rendendo (algumas contas correntes possuem rendimento automatico, rendendo um pouco pelo valor em conta parado). Enquanto isso eu estou gastando com o credito e só vou pagar no dia 01/01.
Adriana: Entendi.
Rodrigo: O cartão de crédito tem outra vantagem interessante, quero dizer alguns tem que é a pontuação/ fidelidade, ou seja, a cada R$1,00 gasto com seu cartão você acumula em pontos que você pode trocar por milhas ou por produtos.
Adriana: Se cartão de crédito é tão bom, como tem gente que consegue se endividar?
Rodrigo: Simples: Falta de controle, porque eu falei que você pode comprar no ato, mesmo sem ter dinheiro na hora certo? Se a pessoa é consumista, isso pode subir a cabeça e sem controle a pessoa compra além do que poderia, exemplificando: Uma pessoa que recebeo R$1000 de salário e gasta R$1500 de cartão de credito. Ela vive endividada por que ela vê que gastou além do que poderia, mas na fatura vem escrito "Pagamento mínimo de R$300,00" e pensa "poxa que legal, vou pagar só o mínimo e depois pago o restante”. Só que o restante que a pessoa não pagou será cobrado, com uma taxa muito já na próxima fatura. Então ela já tinha dificuldades de pagar R$1.500, pagou R$300, sobraram R$1.200 + os juros + o que ela gastar com este cartão no outro mês, por que a pessoa não deixa de usar o cartão. Resultado é ela endividada.
Adriana: Entendi. Mas, vamos supor que eu tenha o cartão e o dinheiro na conta.
Rodrigo: Ok
Adriana: Vale mais a pena eu usar o de crédito só por causa dos benefícios? Ou depende?
Rodrigo: Vale mais a pena usar o crédito e deixar seu dinheiro rendendo.
Rodrigo: E você pode ter cartão de credito mesmo nem tendo conta no banco
Adriana: Como?
Rodrigo: Como? Simples, a fatura do cartão vai chegar à sua casa por carta ou por e-mail. E você paga por ela. Não tem necessidade de ter conta no banco.
Adriana: Entendi.
Adriana: E pagar parcelado? Você paga alguma coisa?
Rodrigo: Fazer compras parceladas depende. Preferencialmente, procure não parcelar em muitas vezes e, como via de regra, sempre procure fazer parcelas sem juros!
Adriana: Então, mas se a loja diz que é sem juros, é sem juros mesmo né?
Rodrigo: Se a loja falou que não haverá juros, é por que não haverá. Caso tenha dúvida, consulte sua fatura e se você identificar que houve juros na compra, entre com um processo contra a loja, pois esse estabelecimento esta agindo de má fé e contra a lei.
Adriana: Entendi, muito obrigada!
Rodrigo: Fico a disposição caso tenha mais alguma dúvida. Não perca meu próximo post!

Gostaria de deixar um agradecimento a participação da Adriana, pela participação no Blog.
No próximo post então, falarei sobre gastos natalinos, com os presentes e 13º. Até o próximo post. Abraço.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Cartão de Crédito - um aliado!


Boa tarde a todos,

No último post comentei sobre algumas tarifas bancárias (as que eu considero mais importantes). Estas informações estão disponíveis no site do seu banco, mas caso queira maiores detalhes, converse com seu gerente, ele é a pessoa certa para negociar as taxas e irá oferecer o melhor pacote de serviços de acordo com o seu perfil. Minha dica no último post foi de criarmos apenas uma linha na nossa planilha financeira, na parte de despesas, para TAXAS. E nela ir somando todas as despesas relativas às taxas bancárias. Claro, se você preferir abra mais linhas e especifique cada taxa, mas lembre-se de deixar tudo sempre organizado e anotado, para isso uma ferramenta interessante do Excel é o COMENTÁRIO (clique com o botão direito do mouse e selecione inserir comentário). É uma ferramenta interessante não só para anotar quais foram as taxas pagas, mas pode ser utilizada, por exemplo, para anotar o que foi comprado no Supermercado, em quais lugares você foi comer (alimentação) e até pode anotar o porque dos saques. Desta forma, você terá tudo anotado, um maior controle e vai ter certeza de onde foi gasto o seu suado salário e o porque. Vou comentar mais sobre esta ferramenta nos próximos posts, pois ela será uma ferramenta interessante para sairmos do vermelho.

No post de hoje, vou falar como o Cartão de Crédito pode ser um importante aliado para sairmos do vermelho. Sim, ele pode te ajudar! Como que ele pode ser um aliado? A resposta é simples, mas precisamos entender o que é um Cartão de Crédito primeiro para, então, aprender a usá-lo corretamente. 

O Cartão de Crédito é muito mais do que um simples objeto de plástico, ele é um facilitador, pois você não precisa ter dinheiro em mãos para fazer uma compra ou contratar um serviço, mais do que isso, você nem precisa ter dinheiro em sua conta corrente no banco para comprar. Isso mesmo, com o Cartão de Crédito você pode não ter dinheiro algum na hora de fazer a sua compra, por que você pagará por esse valor no futuro* (na data do vencimento da fatura do cartão de crédito). Resumindo, o cartão te da um Crédito para fazer a sua compra.
Muitas pessoas classificam o Cartão de Crédito como uma “armadilha”, justamente por poder fazer a compra sem ter dinheiro, mas ele só será uma armadilha se você não tiver controle das despesas, se for do tipo que utiliza a contabilidade mental ou se você compra por impulso. Sem controle, realmente, o que era para ser um facilitador, se transformará numa “armadilha”, numa bola de neve sem fim e nos colocará ainda mais no vermelho, aumentando nossas dívidas.

Ok, mas por que exatamente ele é um facilitador? Por que cada cartão de crédito oferece uma vantagem, por exemplo o cartão de uma loja te dará descontos para compras naquela loja, ou até parcelamentos sem juros. Vou listar as principais vantagens que podemos ter:
- Concentrar o pagamento de diversas despesas em uma única data de sua escolha.
- Assistência e seguro viagem.
- Acumulo de pontos que podem ser trocados por prêmios.
- Descontos em alguns estabelecimentos.
- Possibilidade de parcelamento sem juros.

Por essas vantagens tão chamativas acabamos caindo na tentação de fazer diversos cartões, tentando buscar as melhores vantagens. A pergunta que temos que nos fazer neste ponto é: “Quantos Cartões de Crédito eu tenho?”. Vamos contar só os cartões que estão DESBLOQUEADOS, por que eles já podem estar nos dando despesas, mesmo se você não os estiver usando, com a mensalidade que cada um pode ter. 
Agora que sabemos quantos cartões nós temos, vamos entender qual é a quantidade IDEAL de cartões que devemos ter. Algumas pessoas podem dizer que a quantidade ideal é apenas uma, duas ou até nenhuma, mas pode ser que você tenha um ótimo controle financeiro e não tenha problemas com os cartões, veja o caso da Professora Vasconcelos, que tem 18 cartões de crédito (caso não tenha lido a reportagem, vale a pena conferir - http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/08/professora-faz-malabarismo-para-administrar-18-cartoes-diferentes.html), que são facilitadores para ela e seu marido, por que eles sabem como utilizar cada um deles e têm tudo sobre controle. Para chegarmos à quantidade ideal, vamos ver quais cartões devemos manter e quais podemos cancelar, para isso montei um ideograma que nos auxiliará (vide figura abaixo).


 A dica neste ponto é cancele todos os cartões que você não utiliza. Agora que sabemos qual é a nossa quantidade ideal de cartões que devemos ter. O próximo passo é identificar a data de vencimento dos cartões que vamos manter. Este passo é simples, caso não saiba de cabeça, pegue a fatura do seu cartão (seja pela carta de cobrança enviada todo mês ou pelo acesso eletrônico do site do cartão), lá você terá o quanto foi gasto no mês, com o que foi gasto e a data limite para pagar. A dica é deixar a data de vencimento IGUAL para TODOS os cartões, desta forma você não se perderá com as datas. Qual a melhor data para o vencimento? Aquela que teremos dinheiro em conta para pagar as contas (o dia em que recebemos nosso salário, por exemplo).
Agora que todas as contas estão com a mesma data de vencimento, marque na sua planilha financeira esta data. Para não perder a data do vencimento, utilize a dica que eu dei já no primeiro post, usar o débito automático da sua conta.

Agora que já sabemos o que é um Cartão de Crédito, quais vantagens podemos ter com eles, que sabemos quantos cartões devemos ter, é hora de aprender a usar este Facilitador e atualizar nossa planilha financeira. Vamos começar atualizando nossa planilha. E já começamos com uma novidade. Vamos criar uma parte dedicada para nossos cartões. Eu criei duas, conforme a figura abaixo, mas caso precise de mais de uma é só ir criando mais. No exemplo, coloquei algumas despesas tradicionais de um Cartão de Crédito de banco e já coloquei algumas despesas no nosso cartão, dando um total a ser pago em R$400,00.

1ªparte

2ªparte

Está parte é bem simples, mas requer bastante atenção no começo. Passo a passo:
1-     Na parte de DESPESAS você só criará uma linha para Cartões de Crédito. Esta linha representará o quanto você gastou com os seus cartões.
2-     Crie uma área EXCLUSÍVA para seus cartões de crédito. É preciso dedicar algumas linhas para poder explicar melhor os gastos. Em outras palavras, vamos criar um extrato de cada cartão.
3-     Faça TOTAIS por cartões. Dessa forma você saberá quanto você pagará por cartão.
4-     Confirme a DATA de vencimento dos seus cartões (lembrando que elas devem estar padronizadas).
5-     A compra feita no mês só será paga no PRÓXIMO mês. Vendo a figura, você já deve ter reparado que os cartões têm valores no mês de JANEIRO, sendo que o valor deles está sendo pago em FEVEREIRO.
6-     Na parte de despesas, a linha dedicada a Cartões de crédito será, então a soma de TODOS os TOTAIS por cartões do mês ANTERIOR. No nosso exemplo, Fevereiro é igual à soma dos totais dos cartões em Janeiro.
7-     Não gaste além do que você PROGRAMOU. Caso contrario você não terá valor suficiente para pagar pela conta. Lembre-se, com o crédito você pagará no vencimento do cartão (no próximo mês), mas você precisará ter dinheiro nessa data.
8-     O cartão de crédito tem a opção de pagar o valor mínimo da fatura, que corresponde a 20% (definido pelo Banco central) do total da sua fatura. NUNCA pague só o mínimo, pois as taxas de juros que serão cobradas posteriormente são muito altas. Em último caso, se pagou apenas pelo mínimo, anote tudo na planilha e coloque o valor que deverá ser pago na fatura do próximo mês, com sua devida correção.
9-     PARCELAR em X vezes pode ser uma ajuda, mas lembre-se de anotar tudo, se você comprou algo em janeiro e parcelou em 6 vezes, esse valor das parcelas deve ser anotado de Janeiro até Junho, lembrando que você pagará por isso de Fevereiro até Julho.
10-EVITE parcelar muito, caso contrario você poderá sobrecarregar um mês que, como não temos como prever o futuro, pode não ser um bom mês.
11-Cartões podem dar BONUS, como milhas ou pontos para trocar por outros produtos, saiba sempre quais são as vantagens que seu cartão te da, se são milhas ou pontos, deixe anotado na sua planilha também, para não se perder, nem esquecer.

Terminamos então de criar nossa planilha financeira, ou fluxo de caixa. Como eu disse, ela está básica, pois não precisamos de uma planilha cheia de coisas, nem precisamos entender tudo de informática e de Excel. Desta forma já montamos a nossa ferramenta de controle e já conhecemos um grande aliado, que será utilizado nos próximos posts, estamos prontos para começar a sair do vermelho.

Para o próximo post quero trazer um tema importante para esta época do ano: Presentes e 13º. Então, até o próximo post. Abraço.